O Outubro Rosa é um movimento que visa fortalecer a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio de campanhas de conscientização e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama. Na área do serviço público o movimento consiste em programação específica com a capacitação de agentes comunitários de saúde para divulgação da campanha, realização de palestras, mutirão de reconstrução de mama, mobilização popular em eventos de rua e apresentações culturais.
Na BN Engenharia, tivemos palestras de conscientização, distribuição de lembranças com referência à data e a cobertura simbólica de um dos edifícios em construção – o RM Square – para chamar atenção da data.
A história do Outubro Rosa surgiu na última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org). A primeira iniciativa no Brasil em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do monumento ‘Mausoléu do Soldado Constitucionalista’ (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), aqui em São Paulo. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa europeia de cosméticos, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
Independente das atividades, uma parte essencial para o funcionamento de iniciativas de prevenção e tratamento de câncer é o apoio às inúmeras entidades. Vocês podem conhecer algumas aqui.
http://www.accamargo.org.br/outubro-rosa/
https://www.associacaorosamulher.org/
Fonte: a descrição sobre o Outubro Rosa e sua história são da AMUCC. Conheça http://www.amucc.org.br/portal/outubro-rosa/
Imagem: Roberto Marinho Square