Globo inaugura estúdios erguidos pela BN Engenharia

08/08/2019
Crédito: Divulgação

Hoje está sendo entregue à Globo um dos mais modernos estúdios de gravações, chamado MG4, que compõe o complexo de estúdios da emissora na Zona Oeste do Rio.

Construído pela BN Engenharia com uso de avançadas tecnologias construtivas, o empreendimento foi entregue dentro do prazo previsto e permite à emissora cumprir com suas programações no novo estúdio.

Totalizando uma área de mais de 26 mil m², o MG4 se divide nas áreas de estúdio, armazenagem, apoio e demais áreas anexas.

Com diferentes soluções construtivas, utilizou-se de modelagem em BIM (Building Information Model) para assegurar a completa compatibilização dos projetos.

O prédio dos Estúdios foi concebido de forma a funcionar como grandes caixas, com sofisticado sistema de isolamento acústico e layout flexível. Construído com espessas paredes de concreto com o uso de formas trepantes, conta ainda com revestimentos de lã de rocha e painéis acústicos de madeira de reflorestamento, resistentes ao fogo. Observa-se também, um vão de 48m vencidos com estruturas metálicas, que suportam todo sistema de iluminação e passarelas técnicas, além de piso em concreto com carga admissível de até 5tf/m².

Na edificação de apoio, foram utilizados pilares de concreto com disposições com espaçamentos que permitam também a flexibilidade de usos dos espaços. O prédio possui três pavimentos, mezanino, áreas técnicas e cobertura metálica. Esta área se destina principalmente para o apoio dos profissionais envolvidos nas gravações, com camarins, recepção e outras áreas fundamentais à produção da emissora.

Crédito: Divulgação

Vale salientar que o empreendimento conta com sistemas redundantes de alimentação elétrica, ar condicionado e dados, de forma a garantir as gravações e transmissões ao vivo ainda que em situações adversas.

De acordo com a BN Engenharia, este projeto possui uma condição ímpar, englobando um elevado número de demandas técnicas que normalmente se encontram de forma pontual em outros projetos.

Tratam-se de diferentes tecnologias construtivas e variados usos dos prédios que determinam instalações muito distintas em cada área, com características específicas de execução. Somado ao curto prazo de construção, os desafios para execução se intensificam, dado que todas as frentes de trabalho atuam simultaneamente. Para tanto, a BN Engenharia conta com sua experiência de 40 anos no mercado da construção civil aliado às modernizações de gestão e soluções de engenharia para atingir os resultados esperados, superando as expectativas dos clientes.

O diretor geral da BN Engenharia, João Antonio Mattei, destaca a relevância da obra para a BN Engenharia assim como para a Globo: “O MG4 é um marco para a nossa história construtiva por nos permitir demonstrar toda a nossa capacidade de execução de projetos de alta complexidade. Isso nos consolida como uma das maiores e construtoras do país atuando em diversos segmentos de mercado, tais como logístico, hospitalar, corporativo, residencial e outros de grande complexidade”.